A cidade capital, Luanda, está fora da lista das dez grandes cidades africanas com o maior índice de criminalidade no início de 2024, de acordo um artigo publicado pela “África News”.
A África do Sul, Nigéria, Namíbia, Zimbabwe, Quénia e Marrocos são os países com localidades que figuram entre as 10 cidades com o maior índice de criminalidade em África.
Na referida lista, a África do Sul é o país que regista o maior número de cidades com alto índice de criminalidade. A taxa de criminalidade é calculada pelo número de delitos per capita por ano, oferecendo informações sobre a segurança de uma determinada área.
O Numbeo, banco de dados global, classifica os níveis de criminalidade em moderados (40-60), altos (60-80) e muito altos (superiores a 80). As disparidades socioeconómicas são apontadas como as causas que influenciam nas altas taxas de criminalidade.
Algumas cidades africanas enfrentam desafios significativos ligados a questões como drogas, sequestros e conflitos armados. As áreas urbanas apresentam frequências de criminalidade mais altas do que as áreas rurais ou suburbanas.
Segundo a mesma fonte, compreender e abordar esses factores socioeconómicos é crucial para promover comunidades mais seguras em todo o continente.
0 Comentário