A capital angolana, Luanda, está entre as províncias com previsão, para os próximos dois dias, de chuvas intensas e a ocorrência de descargas elétricas, alertou hoje o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET).
Num comunicado distribuído à imprensa, o INAMET refere que a previsão de chuva moderada a forte, com 30 a 50 milímetros de precipitação em 24 horas, é igualmente para as províncias do Moxico, Lunda Sul, Bié, Huambo, Cuanza Norte e Bengo.
O INAMET sublinha que as chuvas serão acompanhadas, por vezes, de trovoadas durante o dia, em alguns municípios das províncias referenciadas.
Em declarações à agência Lusa, o porta-voz do comando provincial de Luanda do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros, Faustino Mingues, disse que no município de Viana, mais de 600 residências ficaram inundadas, na sequência das fortes chuvas que a capital angolana registou esta quarta-feira.
Segundo Faustino Minguêns, hoje equipas dos bombeiros estão nas zonas afetadas a realizar a sucção das águas com vista a minimizar a situação.
Em Angola, as descargas elétricas são igualmente outro problema que têm causado várias mortes e ferimentos entre a população.
Este ano, desde o início da época de chuvas, em setembro, pelo menos 13 pessoas já morreram apenas na província do Huambo, no planalto central de Angola, atingidas por raios, na sequência de chuvas intensas.