Levantamentos de dinheiro com TPA estão em estudo


O  administrador executivo da Empresa de Serviços Interbancária (EMIS), Joaquim Caniço, anunciou, neste sábado 11 de Setembro, em Luanda, que o Terminal de Pagamento Automático (TPA), disponível nas  lojas, poderá fazer parte dos dispositivos de levantamento de dinheiro.

O responsável informou que a medida visa contribuir para se reduzir ou mesmo eliminar as enchentes nos ATM, situação que tem se tornado cada vez mais frequente, causando certos constrangimentos aos consumidores de serviços bancários.

O levantamento de dinheiro por intermédio de TPA, que ainda está em fase de estudo, permitirá aos consumidores efectuar levantamentos por duas modalidades, a primeira associando o levantamento de dinheiro ao momento da realização de compras num estabelecimento comercial.

Nessa altura, o consumidor poderá obter dinheiro em forma de troco, depois de lhe ser debitado o valor de custo dos produtos adquiridos. Para melhor esclarecimento, Joaquim Caniço forneceu o exemplo da situação em que um cidadão faz compras no valor de 16 mil kwanzas, com o caixa a fazer o desconto de 20 mil kwanzas e a devolver quatro mil kwanzas em dinheiro, caso o cliente manifeste interesse na realização da operação, prevendo-se que, para esta situação, o cliente não assume nenhum pagamento pela operação realizada.

Na segunda modalidade, explica o porta-voz, o cidadão poderá adquirir dinheiro mesmo sem fazer compras, basta que solicite, junto do estabelecimento comercial, a realização da operação de levantamento de dinheiro, devendo, o primeiro, assumir o custo da operação, que ainda não está determinado. Todo este processo ainda está em estudo, como adiantou o responsável.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *