Levantamentos de dinheiro com TPA estão em estudo


O  administrador executivo da Empresa de Serviços Interbancária (EMIS), Joaquim Caniço, anunciou, neste sábado 11 de Setembro, em Luanda, que o Terminal de Pagamento Automático (TPA), disponível nas  lojas, poderá fazer parte dos dispositivos de levantamento de dinheiro.

O responsável informou que a medida visa contribuir para se reduzir ou mesmo eliminar as enchentes nos ATM, situação que tem se tornado cada vez mais frequente, causando certos constrangimentos aos consumidores de serviços bancários.

Publicidade

O levantamento de dinheiro por intermédio de TPA, que ainda está em fase de estudo, permitirá aos consumidores efectuar levantamentos por duas modalidades, a primeira associando o levantamento de dinheiro ao momento da realização de compras num estabelecimento comercial.

Nessa altura, o consumidor poderá obter dinheiro em forma de troco, depois de lhe ser debitado o valor de custo dos produtos adquiridos. Para melhor esclarecimento, Joaquim Caniço forneceu o exemplo da situação em que um cidadão faz compras no valor de 16 mil kwanzas, com o caixa a fazer o desconto de 20 mil kwanzas e a devolver quatro mil kwanzas em dinheiro, caso o cliente manifeste interesse na realização da operação, prevendo-se que, para esta situação, o cliente não assume nenhum pagamento pela operação realizada.

Na segunda modalidade, explica o porta-voz, o cidadão poderá adquirir dinheiro mesmo sem fazer compras, basta que solicite, junto do estabelecimento comercial, a realização da operação de levantamento de dinheiro, devendo, o primeiro, assumir o custo da operação, que ainda não está determinado. Todo este processo ainda está em estudo, como adiantou o responsável.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *