A Juventude Ecológica Angolana (JEA) realiza de 30 de Janeiro a 06 de Fevereiro, um ciclo de palestras comunitárias para saudar o 26 de Janeiro, dia ‘Mundial da Educação Ambiental’, soube a Angop de fonte oficial.
Segundo um documento da AJE, esta data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), para marcar a realização no ano de 1975, em Belgrado (Sérvia), do Encontro Internacional de Educação Ambiental.
Nesta altura foi criado o Programa Internacional de Educação Ambiental (PIEA), que formulou os princípios orientadores, tais como: Promover o intercâmbio de ideias, informações e experiências entre as nações e regiões do mundo.
Fomentar o desenvolvimento e a coordenação de actividades de pesquisa, para a melhor compreensão dos objectivos, conteúdos e métodos da Educação Ambiental.
O documento da JEA ressalta que no “país existe ainda um défice em termos de participação e pensamento colectivo”.
“Se por um lado existe maior informação e conhecimento sobre a temática ambiental, por outro notamos que a atitude e participação do cidadão na resolução dos problemas reduziram”, refere o documento.
“Daí que a educação ambiental deve ser direccionada a todos os extractos da sociedade (políticos, empresários, desportista e homens de cultura, entre outros).
A Juventude Ecológica Angolana é uma Organização Não-Governamental de carácter ambiental, fundada em 1991, em Luanda.
Ela dedica-se às questões de protecção, recuperação e preservação do ambiente, bem como a educação e sensibilização ambiental das comunidades e a melhoria da qualidade de vida das populações.