O julgamento dos generais angolanos “Dino” e “Kopelipa”, arguidos pela prática de crimes como tráfic0 de influências e branqueamento de capitais, está previsto para esta terça-feira, 10 de Dezembro, segundo despacho do Tribunal Supremo.
Num documento da Câmara Criminal do Supremo Tribunal de Angola, assinado pela juíza conselheira Anabela Valente, lê-se que a audiência de julgamento designo começa no dia 10 de Dezembro, às 10 horas, horário local.
Segundo este despacho de 2023, o ex-responsável pelos serviços secretos angolanos Manuel Helder Vieira Dias “Kopelipa” é acusado de crimes de peculato, burla por defraudação, falsificação de documento, associação criminosa, tráfico de influência, abuso de poder e branqueamento de capitais, num total de sete crimes.
Já o antigo chefe dos serviços de comunicações Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino”, bem como o advogado Fernando Gomes dos Santos e You Hai Ming, da China Internacional Fund, vão responder pelos crimes de burla por defraudação, falsificação de documento, associação criminosa, tráfico de influência e branqueamento de capitais.