O Governo angolano aprovou nesta sexta-feira (26) de Junho, a criação do Prémio Nacional da Juventude e Desportos e o respectivo regulamento, como forma pública e solene de homenagear os jovens que, de forma singular ou associada, no ano anterior, se tenham destacado na implementação e difusão de projectos inovadores e sustentáveis.
Os jovens angolanos com idades até aos 35 anos e que se destacarem, de modo evidente, em acções que contribuam para o desenvolvimento da sua personalidade, por via do trabalho, da educação, da formação, do voluntariado, do associativismo, do desporto, da solidariedade, da criatividade, do patriotismo e do empreendedorismo, passarão a ter reconhecimento público da sociedade, através do Prémio Nacional da Juventude, agora instituído.
Segundo a ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, o fim último do prémio passa pela valorização dos jovens, uma forma de reconhecer publicamente as suas iniciativas, inovação e criatividade e, assim, engajá-los nos desígnios do Plano de Desenvolvimento Nacional. O montante do prémio é de 24 milhões de kwanzas distribuídos pelas diversas categorias. O valor da premiação parte dos 300 mil kwanzas e pode chegar a um milhão.
As modalidades a premiar, serão: Empreendedorismo Juvenil; Associativismo e Voluntariado Juvenil, Ensino, Extensão e Investigação, Empresariado Juvenil, Superação, Solidariedade e Comunidade, Cultura e Artes, Desporto, Criatividade e Inovação.