Jovens lideram lista de consumo de droga no país. Kilamba entre as comunidades com maior prevalência


A directora do Instituto Nacional de Luta contra as Drogas (Inalud), Ana Graça mostrou-se esta terça-feira (29) de Junho, preocupada com a subida do consumo de cocaína por jovens, apesar de as bebidas alcoólicas continuarem a ser a principal dependência.

iStock/Getty Images

De acordo com Ana Graça, citada pela Lusa, as bebidas alcoólicas são a principal causa de dependência em África, conforme dados da Organização Mundial de Saúde, o que se constata igualmente em Angola, seguindo-se a liamba.

“Está-se a usar muita cocaína, está a vir muita de fora, estão a permitir a entrada dela cá e está a destruir muitos jovens, mas mesmo assim ainda são as bebidas alcoólicas que têm dado mais trabalho aqui no período de desintoxicação”, disse Ana.

A responsável salientou que recentemente recebeu uma denúncia sobre venda e consumo de drogas na centralidade do Kilamba, realçando que a comunidade com maior prevalência era o Cazenga, “mas também já se fala muito do Kilamba”.

“São sempre coisas que nos chegam e que são preocupantes, mas desses casos nós não temos dados, porque não vêm até nós, isso são casos que ouvimos, mas não entram a nossa estatística”, salientou.

O Inalud controla 815 consumidores, dos quais 60 por cocaína, que procuraram ajuda naquela instituição, desde que o centro foi aberto em 2019, contudo, o número em todo o país é de 33.275 pessoas com problemas de consumo de drogas, segundo registos entre 2016 e 2020.

O consumo de drogas está na base da destruição de várias famílias angolanas. Segundo o Ministério da Saúde, o consumo de drogas em Angola e no mundo aumentou significativamente por força das medidas de confinamento impostas pela covid-19.

 

AR/Lusa


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *