Jovens actores alvejados pela polícia quando regressavam dos ensaios com armas de brinquedo


O incidente ocorreu no passado sábado (01), no Bairro Uíge, Sambizanga, quando dois jovens actores angolanos do grupo de teatro Horizonte Ngola Kiluange foram abordados pela policia da Guarda-Fronteira, e alvejados com quatro tiros entre o abdomém e joelhos porque ambos caminhavam para casa com as armas de brinquedos da encenação. 

Segundo o Inspector-Chefe Mateus Rodrigues, porta-voz do comando provincial de Luanda da Policia Nacional, os jovens feridos são actores de um grupo de teatro, mas ambos foram apanhados pela policia da Guarda-Fronteira, a abortara as pessoas que caminhavam pela rua e tentar assalta-las com as armas que supostamente eram de brinquedo.

“Eles não estavam a fazer nenhuma encenação de teatro naquele momento simplesmente estavam assaltar os cidadãos que circulavam naquela zona com uma arma de brinquedo”, disse o Inspector- Chefe, acrescentando que um dos jovens ainda gritou por socorro ao carro da policia que circulava no local.

Os jovens atingidos contaram outra versão, Walter Cristóvão, que também faz parte do grupo de teatro mas não se fazia presente no local contou que os dois adolescentes estavam acompanhar um dos integrantes do grupo infantil a casa como é de habito.

“Os adultos como de sempre, acompanham as criança até suas casas depois dos ensaios e no meio do caminho apareceram os policiais, um dos meninos que estava com a arma de brincar, com receio atirou ela no chão e um dos policias apanhou a arma e partiu logo para agressão ao jovem que estava acompanhado de um menino de apenas 14 anos que também foi abordado”, conta o jovem.

Walter contou ainda que assim que os meninos escaparam meteram-se a correr e os policias disparam contra os mesmos quatro vezes, acertando um no abdomém e outro no joelho. Os dois rapazes foram levados as pressas ao hospital pelos outros colegas enquanto que os policiais foram embora sem prestar nenhum socorro.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!