Uma jovem cujo nome não foi identificado, partilhou a sua história nas redes sociais para alertar outras mulheres sobre os cuidados a ter com o uso de pílulas, ao revelar que teve um AVC após consumir 72 pílulas em três meses.
A jovem, que diz estar a depender de uma cadeira de rodas para andar, contou ter tomado as pílulas por incentivo do namorado que quando descobriu as consequências a abandonou.
“(…) conversei com o meu namorado e ele disse que não, porque quem toma anticoncepcional não tem libido e disse para eu tomar a pílula do dia seguinte e assim fiz. Sempre que tínhamos relação (sexual) eu tomava pílula e comecei a ter sintomas estranhos e eu não sabia que era da pílula. A minha menstruação passou a vir duas a três vezes por mês, comecei a ter dificuldades de andar e muita tontura, mas não dei atenção a isso e quando se passaram três meses passei muito mal e fui levada as pressas ao hospital”, começou por contar.
Num vídeo que está ser amplamente divulgado no TikTok, a jovem foi alertada pelo médico sobre as possíveis consequências que terá de enfrentar, ressaltando a gravidade da situação.
“Posto no hospital o médico fez vários exames e disse à minha mãe que tinha um AVC e ela perguntou a causa e quando acordei o médico perguntou o que eu tomava e eu disse que tomei 72 pílulas do dia seguinte em três meses. O médico olhou para mim assustado e disse que só não morri por sorte, mas que iria ficar com sequelas para o resto da minha vida”, explicou.
Nos comentários, os internautas apontam a falta de educação sexual nas escolas como uma das causas de situações do género e outros defendem que em pleno século XXI não se aceita casos como estes, uma vez que na internet tem informações úteis a respeito da pílula do dia seguinte.