No dia em que se assinala o “Dia da Língua Portuguesa” (5 de Maio), uma jovem cuja identidade será preservada dividiu as opiniões de angolanos e portugueses nas redes sociais ao fazer determinadas comparações entre Angola e Portugal e, ter declarado que ambas nações têm o mesmo passado e futuro.
A jovem começou por destacar em seu perfil do Twitter, que tanto Angola, quanto Portugal, são seus países e que não há lealdade dupla. A mesma declarou ainda que além da língua portuguesa, ambas pátrias têm a mesma história.
“Portugal é o meu país. Angola também. Não há aqui lealdade dupla alguma, nem eu acredito nela. Ambos são o meu país porque as duas pátrias são a mesma. A língua é a mesma. A História é a mesma. O passado é o mesmo, e o futuro também. Quem caminha por estas pedras sente essa unidade de alma, de identidade, de civilização. A minha pátria é a Portugalidade, e eu quero-a em harmonia consigo mesma: orgulhosa de quem é, sem recriminações e sem ajustes de contas. Viva a língua Portuguesa, viva a Portugalidade”, disse.
Tal declaração gerou diversos debates e dividiu opiniões dos internautas angolanos, luso-angolanos e portugueses. Houve até quem defendeu ser “insana” a ideia da jovem declarar ou mesmo pensar que Angola e Portugal terão o mesmo futuro.
“Moça, eu acho que o Sr. Agostinho Neto ficaria incrivelmente puto em ver uma fala tão absurda como essa”, “Não vou escrever as outras perguntas porque sei que não estás capacitada para responder, mas és clarividente para afirmar que Portugal e Angola têm o mesmo futuro?”, “Que absurdo! Mesma história? Como ignorar a pilhagem sistemática, o extermínio dos indígenas, o terrível comércio de escravos, a instituição de sociedades extremamente disfuncionais que trazem prejuízos até os dias hoje e compromete o futuro das crianças das ex-colónias?”, disse um internauta ao se referir do Brasil que também foi colónia de Portugal. “Belíssimas palavras. Portugal é a pátria espiritual de todos nós. As contradições do colonialismo não derroga a história comum que entrelaçou os destinos de Portugal, Brasil, Angola e todas as pátrias que falam português. Um abraço do Brasil”,”Moça o passado não é o mesmo, nem o presente, nem o futuro, não sei em que livro de história leste isso”,”Não, o passado não é o mesmo, sorry. Angola só passou a existir a partir dos portugueses (sem intenção de ofender). E eu sou completamente contra a colonialização e nostalgias lusotropicalistas. Nunca deveriamos ter posto um pé em África”, “São países totalmente diferentes, histórias diferentes, culturas e hábitos diferentes. Defende só a tua Portugalidade, mas não mistura as coisas”, lê-se nos comentários.
0 Comentário