Natural da província de Benguela, Rosa Maria Kambindja Tchitumba, vive um drama de saúde que se arrasta desde 2018, quando começou a sentir fortes dores na coluna. Após vários exames, foi diagnosticada com pedras nos rins, o que a levou a realizar a primeira cirurgia em 2019. A jovem de 28 anos, enfrenta complicações graves no referido órgão e necessita com urgência de uma intervenção cirúrgica especializada em Luanda e precisa de ajuda para que isso aconteça.

Foto: DR
Apesar da operação ter aliviado os sintomas na altura, as dores voltaram e obrigaram a jovem a passar por uma segunda cirurgia em 2021. Em 2024, o problema agravou-se com uma inflamação nos rins e presença de pus, exigindo uma terceira intervenção cirúrgica, realizada em Outubro do mesmo ano.
Desde então, Rosa vive com duas algálias nos rins e aguarda uma nova cirurgia, considerada urgente e delicada, que só pode ser feita com um equipamento específico disponível na Clínica Sagrada Esperança, em Luanda.
Segundo os médicos, o rim já foi manipulado cirurgicamente três vezes e, caso seja novamente aberto, corre o risco de deixar de funcionar por completo, sendo necessária a remoção do órgão caso a situação se agrave.
Infelizmente, a jovem não dispõe de recursos financeiros para custear esta cirurgia especializada. Por isso, precisa da sua ajuda.
Como pode ajudar:
- Partilhar a história até que segue aos órgãos competes ou pessoas singulares que possam apoiar.
- Fazer uma doação, através do contacto: 944 692 464 ou ainda pelo WhatsApp registrado com o mesmo número.