Jovem de 20 anos, dá a luz a gémeas siamesas no Moxico, as gêmeas estão estáveis


Na passada quinta-feira (26), de janeiro, nasceram  na província do  Moxico, duas gémeas siameses do tipo macrófago do sexo feminino que pesavam quatro quilogramas e oitocentas gramas, e apresentavam estado clinico oposto uma da outra, pois uma estava razoável e a outra grave.

Agora, o director provincial da maternidade, Rotano Chinguli,  falou a Angop que, a estabilidade das gémeas siameses unidas pelo crânio (macrófago), tem haver com a manutenção dos sinais vitais, onde os indicadores tendem a melhorar.  O director, falou ainda que se está a analisar as possibilidades de transferência.

“Estão estáveis. Já alimentam-se por via das sondas (nasogástrica) e vamos aguardar os próximos momentos. Há possibilidade da equipa de cirurgiões deslocar-se para o Luena, temos condições técnicas para tal. Neste momento, estamos a seguir todas suas orientações”, disse Rotano Chinguli

O responsável provincial, falou também do estado da mãe Margarida Aida, de 20 anos, que está estável e a recuperar, quanto a saúde das gémeas, Chinguli disse que por agora tem de se  aguardar.

Existem possibilidades de o caso transferir-se para Luanda ou dos cirurgiões  especialistas do Hospital Pediátrico de Luanda David Bernardino transferirem-se para o Luena.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!