Jovem campeão mundial de Jiu-Jitsu pretende criar uma disciplina de artes marciais na Polícia Nacional


Leonel Sandrack Lucas Ferreira, ou simplesmente, “Terramoto”, é um jovem angolano que desponta, na arena internacional desportiva, com um palmarés recheado de conquistas em artes marciais, tendo no ano de 2013, conquistado o título de campeão mundial de Jiu-Jitsu, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos e no passado mês de Março, obtido o primeiro lugar, no campeonato africano da modalidade, que decorreu em Luanda, o atleta manifestou o desejo de criar uma cátedra na Polícia Nacional.

O também efectivo da Polícia Nacional de Angola (PNA), tem o sonho de criar uma cátedra de formadores de artes marciais, na corporação, para potenciar as escolas técnicas de formação de polícias. A disciplina e a dedicação são umas das principais qualidades que norteiam o jovem de 33 anos de idade, dos quais, 24 dedicados ao Jiu-Jitsu, modalidade que o tem levado a conquistar vários troféus, dentro e fora do país, sendo o último conquistado, ainda, este mês de Abril, na República da Espanha, onde se sagrou campeão da Liga Espanhola, que decorreu em Barcelona.

“As artes marciais têm o mesmo cariz que o ramo castrense, no capítulo da disciplina e dedicação, daí que tomei a decisão de contribuir para que esses valores permaneçam acentuados na Polícia Nacional de Angola, participando em acções de preparação combativa dos bravos operacionais”, pormenorizou o 1º Subchefe da PNA.

De acordo com dados partilhados pela PN, “Terramoto” apaixonou-se pela farda, ao ter-se acostumado a ver os seus tios, trajados de militares, prestando serviço à Nação, facto que o motivou a ingressar na corporação policial. Comprometido com a pátria, desde 2014, altura em que passou a fazer parte dos quadros do Ministério do Interior, colocado, inicialmente, nos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros, e dois anos mais tarde, transferido para Polícia Nacional de Angola, o jovem fez a sua formação policial, no Centro de Treinamento Especial da Polícia de Intervenção Rápida (PIR) e posteriormente, beneficiou de várias formações, incluindo o curso de Segurança ao Mandatário, para garantir a protecção de individualidades protocolares no país.

“Terremoto” possui mais de 30 medalhas, ganhas em campeonatos nacionais e internacionais, pesa acima dos 160 kg e mede 1,85 m, características que chamam a atenção dos seus “contendores”, dentro e fora do ringue. O cinturão preto no 3° DAN de judô e faixa preta de Jiu-Jitsu, níveis que o qualificam como mestre de alta competição, na arena nacional e internacional, deseja ver massificada a prática das artes marciais na corporação.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *