Jovem angolano conclui mestrado em arquitetura em Portugal e obtém 20 valores de classificação


O jovem angolano, Martinho Kutaya, concluiu o mestrado em arquitetura nesta quinta-feira, 15 de Dezembro, pela Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal, tendo obtido 20 valores de classificação.

Foto: Martinho Kutaya

Segundo disse Martinho Kutaya, em declarações ao AngoRussia, a dissertação com o tema “Reflexos do Passado Colonial – Reabilitação da Tipografia Minerva para Centro Cultural Luanda”, orientado pelo Prof. Doutor José Neves Dias, consistiu num projecto de arquitetura, tratando-se da reabilitação do antigo edifício da tipografia Minerva em Luanda e surge como resposta à necessidade de repensar o património edificado nesta cidade, produto da expansão portuguesa aquando das suas explorações.

Tendo como ponto de partida uma fundamentação teórica, que discute, inicialmente, o tema da luz na arquitetura e a arquitetura enquanto processo que inclui o lúdico, posteriormente, faz-se a contextualização acerca de Luanda antes, durante e depois da era colonial, finalmente, fala-se acerca da questão urbana, do abandono e degradação dos edifícios antigos, trazidos num contexto africano e, em particular, angolano, por arquitetos portugueses.

Exit mobile version