O doutor angolano, Adilson José Manuel de Oliveira, de 36 anos, concluiu recentementre o Doutoramento em Física, na Universidade de São Paulo, tornando-se no primeiro Neurocirurgião a atingir o título de PhD, em Angola.
O jovem que subespecializou-se em nervos periféricos, teve como tema de dissertação “Anatomia retro e supra-clavícular do dúcto toráxico”, aplicada a cirurgia de Plexo Braquial,
Adilson concluiu o ensino médio em uma escola católica, destacando-se entre os melhores alunos e recebendo diplomas de honra. (1 dos 3 melhores alunos). Em 2007, ingressou para a Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, onde conseguiu uma das 80 vagas entre mais de 5 mil candidatos.
Formou-se em 2013, obtendo na defesa de fim de curso 20 valores. Já em 2015 começou o programa de residência em Neurocirurgia no hospital das Clínicas pela USP, onde se destacou.
Entre 2020-2021, iniciou o seu projecto para a realização de sua tese de doutorado, que veio a defender no dia 21/09/24 e foi aprovado.