Ninguém sabe ao certo como surgiu este desafio. Mas crianças em algumas escolas ao redor do mundo têm praticado esse jogo, conhecido como ‘Charlie Charlie’. Elas evocam o nome de um suposto espírito de modo a obterem respostas sobre o futuro.
O desafio que ganhou gás na internet desde o mês de Maio e que tem sido notícia em reputados jornais internacionais, tornou-se moda entre os adolescentes que se filmam a jogar e colocam os vídeos online, mas também muitas criança com idades escolares dos seis aos onze têm praticado o mesmo jogo, e ficam aterrorizadas com o que vem depois.
Numa escola primária em Alcântara, Portugal, algumas alunas de seis e sete anos começaram a chorar e a correr para as auxiliares pedindo-lhes para as levassem à casa. “Estavam aterrorizadas com medo do Charlie e ninguém as conseguia acalmar”, contou uma funcionaria da escola a revista SOL, explicando que o motivo para tanta confusão era um jogo de espiritismo infantil que as estudantes da 1ª e 2ª classe estavam a jogar.
O mesmo tem ocorrido em vários países, como no Brasil, onde no mês passado várias escolas de Manaus suspenderam as aulas, ou em Inglaterra, onde alguns colégios católicos proibiram o ritual. Essa brincadeira também já chegou aqui em Luanda, uma mãe informou que sua filha a tivera dito que quando fizeram esse desafio na escola um dos meninos desapareceu, e ela alerta aos pais para terem muito cuidado com as brincadeiras que algumas crianças têm.
Para fazer o desafio basta uma folha de papel sobre a qual se colocam dois lápis em forma de cruz, e se escrevem as palavras sim e não. Depois fazem-se perguntas a ‘Charlie’, que supostamente responde através dos movimentos dos lápis.
Para o psicólogo Bruno Pereira Gomes, se as crianças têm medo, os pais devem aconselha-los a parar de jogar. “É importante falar com as crianças e não subestimar os seus receios”, alerta o especialista do Instituto Português de Psicologia Infantil.
Fonte: Sol