João Lourenço reúne-se com Vladimir Putin em encontro bilateral do BRICS


3 partilhas

O Presidente da República, João Lourenço reuniu-se nesta quinta-feira, em Joanesburgo, com o chefe de Estado russo, Vladimir Putin por ocasião da sua primeira participação na Cimeira dos BRICS. 

Segundo o Chefe de Estado angolano, que falava durante um encontro com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, à margem da 10ª Cúpula dos BRICS, Angola conta bastante com a parceria da Rússia, para potenciar o seu desenvolvimento económico.

 João Lourenço referiu que, depois de 16 anos de paz efectiva, o país tem uma agenda diferente, virada para o desenvolvimento da economia, tendo convidado os empresários russos para investirem em novos domínios económicos em território angolano.

“A presença russa na economia angolana é sobretudo na indústria extractiva, mas gostaríamos imenso que as grandes potencialidades actuais da Rússia se fizessem presentes também em Angola, em outros domínios”, expressou.

O Chefe de Estado angolano, que participa pela primeira vez na Cúpula dos BRICS, desde a sua eleição em Agosto de 2017, disse haver abertura política, em Angola, para que o investimento russo seja um facto em todos os domínios da economia.

Felicitou, por outro lado, a Rússia pelo apoio prestado a Angola no período da guerra fria e sublinhou que, quando alguns países consideravam os angolanos de terroristas, os russos foram dos poucos que os consideraram um povo com dignidade.

“Ao longo dos 42 anos de independência, a Rússia sempre esteve do nosso lado na luta contra o regime do Apartheid, que ameaçava Angola e a África. Confiem que o povo angolano nunca esquecerá essa amizade, forjada na luta”, exprimiu.

João Lourenço saudou, igualmente, o Governo Russo pelo “alto nível de organização” do Mundial de Futebol, realizado de Junho a Julho deste ano, e disse ter sido a melhor reposta para aqueles que quiseram impedir ou sabotar a realização do evento.

Por sua vez, o Presidente Russo, Vladimir Putin, disse que os dois países cooperam activamente na área da política, da segurança e no âmbito das organizações internacionais, e que aprecia o apoio da parte angolana no âmbito da ONU.

Segundo Putin, o volume do comércio económico bilateral ainda não é grande, mas a Rússia tem um grande potencial e projectos para aumenta-lo.

 “Estamos a desenvolver cooperação no domínio militar, e aprecio todas as oportunidades para discutir”, exprimiu, ao referir-se ao Presidente angolano.

AR/Angop


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

3 partilhas

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *