Japoneses testam tratamento não cirúrgico para cancro da mama


Uma oncologista japonesa anunciou ter iniciado o primeiro teste clínico mundial de uma poderosa radioterapia de curta duração que não requer cirurgia para o tratamento do cancro da mama.

SEIOS-ILU

O Instituto Nacional de Ciências Radiológicas começou o teste usando uma radioterapia com iões pesados, que emite radiação precisa e pode ser dirigida com exatidão às células malignas, afirmou Kumiko Karasawa, oncologista especializada em cancro da mama.

Este tipo de radioterapia demonstrou ser eficaz na luta contra outros tipos de cancro não estendidos, disse a oncologista.

O desenvolvimento de equipamentos médicos que mantêm imóvel o tecido mamário suave também ajudou, acrescentou a médica.

 O tratamento mostrou-se eficaz noutros tipos de cancro, como o da próstata e o de pulmão, porém nunca foi usado no cancro da mama.

A radioterapia convencional utiliza raios X e raios gama, que são muito potentes na superfície do corpo, mas perdem força à medida que penetram o tecido.

As partículas de iões pesados mantêm a sua força a uma profundidade.

Durante o teste, Karasawa vai tratar um total de 20 pacientes com pelo menos 60 anos e pequenos tumores que não se espalharam. As pacientes serão submetidas a uma hora diária de tratamento durante quatro  dias, um período muito menor comparado com um tratamento com radiação convencional, que pode durar meses, disse Karasawa. O teste vai, no entanto, acompanhar as pacientes durante cinco anos para avaliar o resultado, concluiu.

Fonte: cmjornal


Gostou? Partilhe com os teus amigos!