Japão doa 20 milhões de dólares para reabilitação de porto do Namibe


O Governo do Japão doou ontem 20 milhões de dólares (18,3 milhões de euros) para o início da segunda fase de reabilitação do porto do Namibe, valor idêntico ao que entregou na primeira fase das obras.

porto do Namibe

O acordo, hoje assinado em Luanda pela secretária de Estado para a Cooperação do Ministério das Relações Exteriores de Angola, Ângela Bragança, e o embaixador do Japão em Angola, Kunioki Ito, vai servir para financiar a reabilitação de mais 240 metros de cais, dos 875 metros pretendidos.

Na primeira fase foram reabilitados 240 metros de cais, o terminal de contentores, as vias de acesso ao recinto portuário, o sistema de iluminação e de bombagem de água.

Em declarações à imprensa, o administrador da direção comercial e operações portuárias do porto do Namibe, António Samuel, disse que com a primeira fase de reabilitação concluída, já atracam navios de grande porte e ficou reduzido o tempo de espera dos mesmos.

Na sua intervenção, a secretária de Estado angolana agradeceu o gesto do Governo japonês, considerando que o mesmo traduz a abertura de um novo caminho da cooperação económica entre os dois países.

“Porque é um projeto que vem sendo discutido há algum tempo, felizmente se decidiu agora, também numa altura em que o país enfrenta novos desafios, tendo em vista, sobretudo, fazer a diversificação e abrir a cooperação com os países da região”, referiu Ângela Bragança.

A governante sublinhou que o porto do Namibe é uma plataforma importante no programa de diversificação da economia angolana e o apoio do Japão para a sua modernização “é importante”.

Ângela Bragança disse ainda para este ano a assinatura “para muito breve” do acordo de cooperação técnica e a abertura de novos horizontes, igualmente no domínio cultural.

“O Japão vai realizar a Conferência Internacional sobre Desenvolvimento Africano, Angola vai participar, é uma oportunidade para a apresentação de projetos, para a busca de investimentos”, avançou a governante angolana.

A secretária de Estado angolana apelou às empresas japonesas a apostarem “sério” no desenvolvimento de Angola, através do investimento direto, participando nas diferentes áreas, nomeadamente agricultura, minas, indústria e na formação de quadros angolanos.

Por sua vez, o embaixador japonês anunciou a vinda a Angola, em março próximo, de uma missão empresarial do seu país, para análise do mercado angolano.

De acordo com Kunioki Ito, para este ano há ainda a perspetiva da assinatura de acordos de cooperação técnica de investimento e formação para a implementação de projetos para promover o desenvolvimento socioeconómico de Angola, utilizando alta tecnologia do Japão.

AR/Lusa


Gostou? Partilhe com os teus amigos!