Já não correm risco de morte os actores baleados no Sambizanga


Os jovens actores do grupo Horizonte Ngola Kiluanje, César Augusto “Drói” e Vicente Kudihaluka “Gaúcho”, baleados na última sexta-feira(31), no bairro São Pedro da Barra, no Distrito Urbano do Sambizanga, por elementos do comando da Polícia da Guarda Fronteira, estão fora de perigo de morte, segundo confirmação de Osvaldo Moreira, responsável do Festival de Teatro da Paz (Festeapaz) ao Jornal de Angola.

Drói recebe cuidados médicos na sala de urgência do Hospital Josina Machel,  ao passo que o colega Gaúcho está a recuperar do ferimento no joelho na mesma unidade hospital.

Bastante inconformado com o sucedido, Osvaldo Moreira disse que os jovens actores do grupo Ngola Kiluanje ficaram surpreendidos com a atitude da Polícia da Guarda Fronteira, uma vez que grupo tem feito os seus ensaios ao lado do posto de comando da unidade policial.

“Graças a Deus os dois actores do Horizonte Ngola Kiluanje estão fora de perigo e estão a recuperar bem dos ferimentos”, disse o responsável do Festeapaz, tendo acrescentado que os elementos do grupo têm boas relações com o comandante da Polícia da Guarda Fronteira, que em várias ocasiões assistiu à exibição de espectáculos do colectivo de artes, noticia o Jornal de Angola.

O porta-voz da Polícia da Nacional, Mateus Rodrigues, confirmou, ontem, em declarações ao Jornal de Angola, que os dois actores do grupo Horizonte Ngola Kiluanje baleados tinham em sua posse uma pistola de brinquedo letal, réplica de uma arma original.

A cena aconteceu quando a Polícia de Guarda Fronteira que fazia policiamento na área do São Pedro da Barra recebeu uma denúncia de que havia indivíduos a fazerem desmandos e em função dessa denúncia um elemento da corporação agiu disparando contra os supostos meliantes atingindo com ferimentos graves dois no local.

De acordo com o porta-voz da Polícia Nacional, depois da intervenção da Polícia de Guarda Fronteira, os dois indivíduos foram socorridos pela corporação mas “infelizmente um deles acaba por perder a vida antes de chegar a unidade hospitalar onde a Polícia se dirigia para os primeiros socorros”.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!