A segunda dose da vacina AstraZeneca contra a Covid-19 já está disponível a partir desta quarta-feira (03) de Outubro, nos referidos postos, informou, nesta terça-feira (02), no Aeroporto 4 de Fevereiro, em Luanda, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
Após ter testemunhado a chegada de 456 mil doses da vacina AstraZeneca, doadas pelo Governo canadiano, dentro da iniciativa COVAX, Sílvia Lutucuta disse que a as pessoas que ainda não apanharam a segunda dose já podem dirigir-se aos postos de vacinação.
Sílvia Lutucuta afirmou que o país tem vacinas suficientes para toda a população elegível, por esse motivo disse também não haver razões para as pessoas não estarem imunizadas. Reforçou que as vacinas que o Governo angolano está a usar são seguras, salvam vidas e são gratuitas.
Com a chegada das 456 mil doses da vacina AstraZeneca, o plano Nacional de vacinação contra a Covid-19 fica mais reforçado. A Ministra apelou aos cidadãos para o cumprimento rigoroso das medidas plasmadas no Decreto de Estado de Calamidade, nomeadamente a apresentação do certificado de vacinação.
O cônsul do Canadá em Angola, Allan Cain, que também esteve, no aeroporto de Luanda, disse que Angola é o primeiro em África a receber a doação de vacinas do seu Governo.
Allan Cain referiu que, através da iniciativa COVAX, o seu país comprometeu-se em doar um total de 50 milhões de doses de vacinas para o mundo.
Por: Eucadia Ferreira