Isabel dos Santos diz serem falsas as afirmações do canal português TVI


A empresária angolana Isabel dos Santos veio a público neste domingo (21) de Junho, negar as afirmações feitas pelo canal português TVI, sobre a existência de um suposto “património da família Dos Santos” que teria sido confiscado em Portugal.

Isabel dos Santos voltou a recordar num post feito na rede social Instagram que é  uma investidora privada, independente que construiu as suas próprias empresas de raiz e que actua por conta própria.

“São falsas as afirmações do canal de Televisão Português- TVI que têm como único propósito confundir as empresas da Empresária Isabel dos Santos com a existência de um suposto ‘património de família'”, começou por dizer a empresária.

“Eu sou uma empresária, sou uma investidora privada e independente, construí as minhas próprias empresas de raiz, e EU atuo por minha conta! EU só represento a mim mesma✊🏽💪🏽Nasci colonizada e hoje tenho orgulho de ser uma mulher negra independente, e que trabalha, desenvolve África, cria emprego, paga impostos e ajudo no crescimento da minha terra, e do meu País. Está é a minha VISÃO para Angola”, terminou Isabel dos Santos.

O texto da empresária, surge depois do canal português TVI ter divulgado neste sábado (20), que dava conta que a Polícia Judiciária já teria confiscado mais de 300 milhões de euros que acredita pertencerem a Isabel dos Santos, e que se teriam feito buscas esta semana que abrangeram também outras sociedades que a investigação considera serem património. (Veja aqui)

Veja abaixo o direito de resposta enviado por Isabel dos Santos ao canal TVI:

TEXTO DE RESPOSTA

Em resposta à notícia contendo falsas afirmações do Jornal das 8 da TVI, com o título: “PJ já confiscou mais de 300 milhões de euros a Isabel dos Santos”, referindo-se a uma matéria sobre apreenssão de bens e contas bancárias supostamente da “Família Dos Santos” e publicada a 20 de Junho de 2020, informamos que:

• É falsa a afirmação da existência de contas bancárias pertencentes à “Família Dos Santos” no banco EuroBic. A “Família Dos Santos” não tem e nunca teve contas bancárias no banco Eurobic ou em lado algum.

• É completamente falsa a afirmação que existem contas bancárias no banco Eurobic pertencentes a familiares do antigo Presidente da República de Angola, Engo José Eduardo dos Santos, e que estas tenham recebido fundos ou dinheiro do Estado Angolano, para o seu uso pessoal ou qualquer outro fim.

• É falsa a afirmação que a Polícia Judiciária tenha procedido ao confisco de 300 milhões de euros a Isabel dos Santos.

• Não há e nunca houve dinheiro do Estado angolano colocado em contas tituladas por entidades controladas por familiares de José Eduardo dos Santos, nem para seu benefício pessoal, ou nem para qualquer outro propósito.

• Não há e nunca houve dinheiro do Estado Angolano colocado em contas bancárias tituladas por pela Enga Isabel dos Santos, ou suas empresas.

• Não há e nunca houve dinheiro do Estado angolano colocado em contas bancárias tituladas pelo Dr. Sindika Dokolo, ou suas empresas.

• É tendenciosa a informação dada pela TVI que Isabel dos Santos e Sindika Dokolo estariam fora do País, tentando a TVI dar a falsa aparência de fuga. No entanto, é facto que nenhum é cidadão português e ambos são investidores estrangeiros e publicamente é sabido que ambos trabalham fora de Portugal.

• É falso que o Dr. Sindika Dokolo detenha ou seja proprietário de um edifício de 11 andares em Rio de Mouro, Sintra.

• É completamente falsa a afirmação que o Dr. Sindika Dokolo tem sociedades que servem de veículos utilitários ao branqueamento de capitais.

• As sociedades Fidequity e H33 não pertencem à família Dos Santos, pelo que é falsa essa afirmação da TVI, e não existe qualquer empresa ou holding detida pela “Família dos Santos”. É tendenciosa esta afirmação da TVI e visa unicamente confundir as empresas da empresária Isabel dos Santos com um suposto “património de família”.

A empresária Isabel dos Santos é uma investidora privada e independente, que construiu as suas próprias empresas de raiz, age por sua conta e representa exclusivamente o seu próprio interesse nas sociedades que detém.

• É completamente falsa a afirmação de existência de crimes precedentes de corrupção e peculato em Angola, não há um tribunal em Angola que tenha estabelecido a existência de crime algum.

• É completamente falsa e gravemente difamatória a afirmação que a família dos Santos lava grande parte de sua fortuna em Portugal, pelo que reserva o seu direito de apresentar uma queixa crime por injúria e difamação assim como pedido de reparação cível dos graves prejuízos causados por esta notícia que visa um Ex-Chefe de Estado.

Aos , 20 de Junho de 2020


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *