Isabel dos Santos assume presidência da Sonangol e renuncia antigos cargos


A empresária angolana Isabel dos Santos a nova presidente da “Sonangol” renunciou nesta segunda-feira (06) o cargo na administração nas empresas portuguesas NOS, Banco Bic, e Efacec, em comunicado enviado hoje aos presidentes das respectivas empresas.

Isabel dos Santos

Segundo a empresária, esta decisão visa a “Reforçar as garantias de transparência no desempenho das novas funções, e evitar problemas de conflitos de interesse”.

Depois te ser eleita pelo presidente da república Jose Eduardo dos Santos como a PCA da petrolífera estatal Sonangol, a maior empresa nacional, hoje Isabel sentou-se no seu novo trono, onde chegou com algumas novidades que surpreendeu a todos, como a de deixar de lado a ligação que tinha com algumas das empresas portuguesas para prestar mais atenção a Sonangol.

Isabel dos Santos comunicou nesta data aos Presidentes dos Conselhos de Administração da NOS, SGPS, SA, do Banco BIC Português, SA, e da Efacec Power Solutions, SA, a sua renúncia ao cargo de membro dos Conselhos de Administração dessas sociedades a qual, nos termos do disposto no art. 404º do código das Sociedades Comerciais, produzirá os seus efeitos no final do mês de Julho ou, se anterior, na data em que sejam designados ou eleitos os seus substitutos.

A tomada de posse de Isabel dos Santos, também filha do Presidente da República, igualmente como administradora não executiva da petrolífera estatal, a maior empresa angolana, aconteceu cerca das 16:50, em Luanda, na sede da Sonangol, na presença dos ministros dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos, e das Finanças, Armando Manuel, entre outros membros do Governo.

A empresária jurou defender a Constituição angolana, conforme previsto no ato de tomada de posse.

Como presidente da comissão executiva – novo órgão entretanto criado pelo Governo angolano para a petrolífera estatal -, e administrador executivo, tomou hoje posse Paulino Fernando de Carvalho Jerónimo, que transita do conselho de administração anterior.

A nova equipa da Sonangol é composta ainda pelos administradores executivos César Paxi Manuel João Pedro, Eunice Paula Figueiredo Carvalho, Edson de Brito Rodrigues dos Santos, Manuel Luís Carvalho de Lemos, João Pedro de Freitas Saraiva dos Santos e Jorge de Abreu.

Conta ainda com os administradores não executivos José Gime, André Lelo e Sarju Raikundalia.

Um grupo de 12 juristas angolanos anunciou no sábado que iria avançar na quinta-feira com uma providência cautelar para suspender esta nomeação, alegando o advogado David Mendes, porta-voz deste grupo, que ao nomear a filha para aquelas funções, o Presidente da República “violou” a Lei da Probidade Pública (sobre o exercício de funções públicas), de 2010, pelo que será feita igualmente uma queixa ao procurador-geral da República.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!