Home Notícias Isabel dos Santos anuncia começo da audição das suas testemunhas da defesa de em processo marcado por falta de documentos essenciais

Isabel dos Santos anuncia começo da audição das suas testemunhas da defesa de em processo marcado por falta de documentos essenciais

Isabel dos Santos reforça denúncia de perseguição política

Por Luzimenia da Silva

Teve início hoje, 19 de Junho, a fase de audição das testemunhas indicadas pela defesa da engenheira Isabel dos Santos, no processo em que é acusada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Esta etapa, solicitada pela própria empresária, representa mais um esforço no sentido de exercer o seu direito de defesa face às acusações relacionadas à gestão da Sonangol.

@Instagram Isabel dos Santos

Há mais de um ano e meio, a defesa de Isabel dos Santos pediu ao Tribunal que a Sonangol entregasse documentos considerados cruciais para o esclarecimento dos factos. No entanto, até ao momento, esses documentos não foram disponibilizados, o que, segundo os advogados da empresária, compromete a busca da verdade material no processo.

A defesa pretendia apresentar 73 testemunhas, mas o Tribunal autorizou apenas 7. O primeiro a prestar declarações será o Engenheiro Paulino Jerónimo, ex-Presidente da Comissão Executiva da Sonangol.

Entre os temas a serem abordados destacam-se:

• Os consultores na Sonangol: A defesa quer demonstrar que a contratação de consultores fez parte do plano de reestruturação do sector petrolífero aprovado pelo próprio Governo. Apesar de a PGR estar ciente desse contexto, insiste na manutenção das acusações.

• Pagamentos e salários: A defesa sustenta que os pagamentos realizados aos consultores seguiram os trâmites legais e que os salários dos administradores foram devidamente processados em kwanzas, com total transparência.

Após os primeiros depoimentos, Isabel dos Santos voltou a afirmar que é alvo de perseguição política e defendeu que o processo deve ser arquivado, caso seja assegurado um julgamento justo e o pleno exercício do seu direito de defesa, conforme previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A fase de audição das testemunhas deverá prosseguir nos próximos dias, com atenção redobrada às provas e argumentos que poderão definir os rumos deste mediático processo.

Sobes a Dstv Eleva-Le

Poderá também gostar

Leave a Comment