Investigadores descobrem que chimpanzés também passam pela menopausa


Até agora, os cientistas acreditavam que apenas as mulheres e as fêmeas de algumas espécies de baleias dentadas viviam a fase da menopausa. No entanto, uma equipa de investigadores que estuda há duas décadas a comunidade de chimpanzés selvagens Ngogo, no Parque Nacional de Kibale, no Uganda, descobriu que as fêmeas desta espécie também passam por esta fase da vida.

© Whipsnade Zoo

A sua fertilidade diminui após os 30 anos e deixam de se reproduzir aos 50, uma transição que pode ser comparada à das mulheres. A descoberta foi publicada na revista Science.

A equipa examinou as taxas de mortalidade e fertilidade de 185 chimpanzés fêmeas a partir de dados demográficos recolhidos entre 1995 e 2016, em Kibale. Calculou a fracção da vida adulta passada num estado pós-reprodutivo e mediu os níveis hormonais em amostras de urina de 66 fêmeas de diferentes fases reprodutivas, dos 14 aos 67 anos.

As análises revelaram níveis crescentes de hormona folículo-estimulante e de hormona luteinizante, bem como níveis decrescentes de hormonas esteróides do ovário, incluindo estrogénios e progestinas. De acordo com os autores, estas variações hormonais são semelhantes à da menopausa humana.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *