Instituto Angolano de Opinião Pública lança 7.º Anuário de Media e Publicidade


O Instituto Angolano de Opinião Pública (IAOP) apresentou nesta terça-feira, 7 de Maio, com o apoio do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), o 7.º Anuário de Media e Publicidade, em que concluiu que o mercado de publicidade nacional mantém-se resiliente face ao desinvestimento no sector dos anunciantes e marcas privadas.

Foto: Reprodução/economiaemercado.co.ao

No evento de lançamento, aberto pelo Director Nacional de Publicidade, José Cuato, em representação do MINTTICCS, o IAOP, indicou tendências e relançou o debate sobre o presente e futuro deste mercado, pressionado por uma forte desaceleração do sector, apesar do momento positivo em 2023 a nível de investimento total e comparativamente a 2022.

Segundo Ana Paula Pereira, Directora-Geral do IAOP, estas e outras conclusões do 7.º Anuário de Media e Publicidade “mostram que, efectivamente, o sector e os meios estão a passar por momentos menos positivos, e que é preciso mais investimento privado em publicidade.

“Quando as áreas do grande consumo, do retalho, da banca e das telecomunicações nos procuram para fazer este tipo de estudos, significa que há uma vontade real do mercado de reverter a situação, e isso poderá beneficiar significativamente a área da publicidade”, considerou.

No mesmo evento concluiu-se que na televisão quer na vaga de Abril, quer na vaga de Setembro de 2023, os canais com maior Reach (%) foram Zap Novelas, TV Zimbo e TPA1.

Na Rádio, em Abril o Top 5 com maior reach (%) foram as estações Rádio Luanda, a Rádio 5, Rádio Mais, Rádio Despertar e Girassol FM. Na vaga de Setembro as estações com maior audiência foi a Rádio Luanda; Rádio Despertar, Rádio Nacional e Girassol FM.

Na imprensa, o Jornal de Angola é líder de audiência.

Exit mobile version