Inscrição e confirmação de matrículas passam a ser grátis


A partir de 2018, todas as escolas do ensino primário, I e II ciclos  estão expressamente proibidas de cobrar qualquer valor inerentes à inscrição bem como a confirmação de matrículas, anunciou nesta quarta-feira o director do Gabinete de Educação, André Soma.

Segundo  André Soma, que falava à Televisão Pública de Angola (TPA), em todas as escolas do ensino primário, I e II ciclos está proibida a cobrança de valores monetários até para os actos de inscrição nas instituições de ensino médio-técnico.

Como medida punitiva, em caso de se detectar cobranças, André Soma adiantou que, numa primeira fase, será suspensa a direcção da escola e posteriormente, depois de um levantamento, exonerar o seu director.

“Serão suspensas todas as direções de escolas que cobrarem qualquer que seja a quantia para este efeito”, disse.

O Director Central que falava durante um encontro estabelecido com os directores das escolas Municipais e Distritais da província, alertou para um engajamento mais presente por parte dos auxiliares de educação e que os mesmos tivessem presente que se impõe a necessidade de desburocratizar também o processo de aquisição dos diplomas por parte dos alunos ou seja pediu que se criassem mecanismos para que tal processo não fosse tão demorado quanto é.

Dois milhões e 73 alunos de diferentes níveis frequentam o presente ano lectivo na província de Luanda.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!