De acordo com uma estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), publicada na segunda-feira, 24 de Abril, a Índia se tornará o país mais populoso do mundo no fim do mês de Abril.
Segundo a nota informativa publicada em Nova Iorque pelo Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas (DESA), – “A China vai ceder em breve a posição que ocupou por muito tempo como o país mais populoso”. Presume-se que até ao final de Abril, a Índia terá mais de 1.425.775.850 de habitantes, especifica o documento.
Em 19 de Abril, um relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) estimou que a população indiana será de 1,429 bilhão de habitantes até ao final do ano, contra os 1,426 bilhão de habitantes da China.
O custo de vida e os anos da medida de controle de nascimentos no país seriam algumas das causas da baixa natalidade, a qual se soma a educação e a inserção da mulher no mercado de trabalho, que atrasam cada vez mais a idade da maternidade.
A Índia, por sua vez, não tem dados oficiais sobre o número de habitantes desde o último censo demográfico em 2011. O novo censo, realizado a cada dez anos, deveria ter sido feito em 2021, mas foi adiado pela pandemia de covid-19.
A economia indiana tem tido dificuldades para criar empregos para os milhões de jovens que entram no mercado de trabalho a cada ano. Metade da população do país tem menos de 30 anos.