Índia evacua as áreas afectadas pelas chuvas


Os últimos peregrinos presos nas inundações no estado indiano de Uttarakhand foram retirados na quarta-feira, pondo fim a uma das maiores operações de resgate aéreo do mundo.

As monções na Índia este ano estão 4% mais intensas do que a média do ano anterior

A Força Aérea indiana concluiu esta quarta-feira a evacuação com helicópteros da zona onde estavam isolados os últimos peregrinos, nos Himalaias, na cidade sagrada de Badrinath.

Mais de 100.000 pessoas foram resgatadas das montanhas dos Himalaias após as enchentes e deslizamentos de terra que vitimaram mais de 800 pessoas. Pelo menos 3500 pessoas foram oficialmente confirmadas como desaparecidas, no entanto, as autoridades referiram que o número exacto poderá nunca chegar a ser conhecido.

Apesar de a operação ter terminado, alguns helicópteros vão continuar a sobrevoar a região para ajudar os moradores que optaram por permanecer em áreas cujos acessos estão gravemente afectados.

As chuvas de monção causaram danos em 4200 aldeias, de acordo com a Autoridade de Gestão de Desastres Nacionais. O governo regional calcula que a catástrofe causou prejuízos de 50 bilhões de rúpias.

O fim do período das chuvas de monção está previsto para setembro. O serviço meteorológico prevê chuvas intensas para os próximos dias, pelo que, as autoridades aconselharam a população a procurar abrigo em áreas seguras.

Fonte: DN


Gostou? Partilhe com os teus amigos!