Um incêndio de grande proporção tomou conta de uma parte significante da “Praça das Mulheres”, na noite deste sábado, 16 de Outubro. Parte do espaço considerado pelo público angolano como o maior mercado de roupas femininas de Luanda, no distrito urbano do 11 de Novembro, município do Cazenga, teve várias lojas destruindo.
De acordo algumas testemunhas em entrevista a Televisão Pública de Angola, as vendedoras que normalmente guardam seus negócios no mesmo local, despertadas chegaram a desmaiar.
“Por desespero muitas vendedoras que têm negócio no interior do mercado desmaiaram”, explicou uma no local
Uma vendedora que viu o seu negócio a arder em chamas colocou-se em lágrimas pedindo ajuda, “vamos fazer como com esta desgraça”, disse a comerciante visivelmente desesperada com o ocorrido.
O incêndio teve inicio por volta das 18 horas, segundo algumas testemunhas. Os efectivos do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros estiveram no local, que depois de várias horas conseguiram tomar conta da situação.
Segundo dados apurados indicam que o mercado alberga aproximadamente 600 pessoas, na sua maioria mulheres, que desenvolvem a actividade comercial entre venda de roupas, calçados, comidas entre outros bens de consumo.
De terça- feira a sábado os portões do mercado são abertos a partir das 5h00 da madrugada e encerrados por volta das 16h, permitindo que dezenas de pessoas, oriundas de vários pontos de Luanda e do interior do país, comercializem as roupas, alimentos, acessórios, cosméticos, entre outros produtos.
Até ao momento são desconhecidas as reais causas do incêndio que destruiu boa parte das mercadorias.
Por: Eucadia Ferreira