O primeiro laboratório de simulação médica, adstrito à Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto, cuja construção foi financiada pela Sonangol, em parceria com as petrolíferas do Bloco 18, operado pela British Petroleum (BP), foi inaugurado em Luanda.
De acordo com uma nota de imprensa, o laboratório, orçado em cerca de 250 mil dólares, dispõe de manequins de alta-fidelidade, que simulam situações reais de pacientes, facilitando treino dos estudantes e dos profissionais de saúde em acções de formação de pós-graduação.
A cerimónia de inauguração, presidida pelo Ministro do Ensino Superior, Adão do Nascimento, contou com a presença do Ministro da Saúde, José Van-Dúnem, e do Reitor da Universidade Agostinho Neto, Orlando da Mata. A Sonangol esteve representada pela Directora de Responsabilidade Social Corporativa, Arlete Borges, e a BP pelo Director de Relações Externas, Hélder da Silva.
Ao intervir no acto de abertura, o Ministro do Ensino Superior enalteceu mais este apoio das empresas petrolíferas e considerou o laboratório como um “ganho vital” para o sector da saúde. Por seu lado, ao encerrar o evento, o responsável afirmou que o novo empreendimento constitui uma importante viragem de página para a Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto.