Dubai tem a torre mais alta em espiral de todo o planeta, depois de ter quebrado os recordes de maior arranha-céu do mundo, edifício residencial mais alto e hotel mais alto.
A torre Cayan, inaugurada esta semana, é uma estrutura metálica de 310 metros e está localizada na Marina artificial de Dubai. A torre, que custou um bilhão de dirhams (272 milhões de dólares), tem 75 andares. Cada andar está deslocado do anterior em 1,2 grau, proporcionando uma rotação de 90 graus da torre.
De acordo com o responsável pela obra, 80% dos 495 apartamentos foram vendidos a compradores de diversas origens, refletindo a diversidade de nacionalidades que convivem na cidade. Os apartamentos têm vista para a marina, para o mar e para Palm Jumeirah, ilha artificial em forma de palmeira. O apartamento mais barato, com dois quartos, custa 544 mil dólares.
A torre começou a ser construída em 2006, mas a conclusão da construção foi adiada pela crise financeira que afetou o emirado em 2009 e por problemas técnicos. Esta torre foi projetada pelo mesmo escritório de arquitetura que projetou o Burj Khalifa e a Skidmore Owings and Merrill, com sede em Chicago.
A Burj Khalifa, a torre mais alta do mundo, com seus 828 metros, foi inaugurada em janeiro de 2010. Em maio de 2012, o Emirado, que não se deixa vencer em termos de recordes de altura, inaugurou a maior torre residencial do mundo, a Princess Tower, com 414 metros de altura. E em dezembro de 2012 foi inaugurado o hotel mais alto do mundo, o JW Marriott Marquis, que consiste em duas torres gêmeas de 355 metros.
Por:yahoo