O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), anunciou recentemente, que há previsões de chuvas regulares no norte do país e temperaturas altas no litoral a partir do mês de Setembro.
A informação foi avançada, esta segunda-feira, 19 de Agosto, pelo meteorologista, Isildo Gomes, que deixou claro que as alterações climáticas vão se registar gradualmente, referindo-se a transição do C acimbo para a época chuvosa.
“Vamos ter chuvas e também alteração de temperatura, as regiões sul e litoral, são zonas em que estamos a prever temperaturas altas, e no caso das chuvas, também estamos a prever para o litoral, com precipitações acima do normal”, disse.
Ainda de acordo com um documento emitido pelo INAMET, recentemente, a época chuvosa de 2024/2025, decorrerá sob condições de La Niña, fenómeno que ocorre devido o arrefecimento anormal das águas do Oceano Pacífico. Como factor climático de impacto global, o fenómeno está relacionado com a ocorrência de chuvas irregulares nas regiões Centro e Sul do País, entre os meses de Setembro a Outubro e chuvas regulares na região Norte do País, principalmente, entre os meses de Novembro a Dezembro.
Com a situação de altas temperaturas e humidade relativa do ar, característico da época do ano, estarão reunidas as condições para ocorrência de instabilidade atmosférica na generalidade do território angolano nos meses de Setembro a Novembro.
O mesmo documento diz ainda que, a maior parte do país experimentará temperaturas do ar e humidade relativa ligeiramente alta e, consequentemente, chuva próxima à média climatológica, devido à influência do Dipolo Positivo do Oceano Índico que resulta ao aquecimento das águas superficiais de grandes áreas do Oceano Índico.
Com o ligeiro aquecimento do Oceano Atlântico, ocorrerá evaporação e consequentemente, alta disponibilidade de humidade que proporcionará ocorrência de chuva na região litoral do País durante o trimestre de Setembro a Novembro (SON).
No dia, 30 de Setembro de 2024, estará disponível a actualização da previsão sazonal para o trimestre de Outubro-Novembro-Dezembro (OND) de 2024 a Janeiro-Fevereiro-Março (JFM) de 2025.