INAGBE está trabalhar na regularização do pagamento dos subsídios de bolsas de estudos


O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) garantiu nesta sexta-feira (20), que está a trabalhar para a regularização imediata do pagamento dos subsídios de bolsas de estudo aos estudantes no exterior do país.

Foto: Angop Arquivo

De acordo com a nota de imprensa do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), em reacção a notícias divulgadas em alguns órgãos de informação e nas redes sociais relativamente às dificuldades financeiras enfrentadas pelos estudantes bolseiros angolanos no exterior, o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) avança que a actual situação decorre da crise económica e financeira que o país atravessa e escassez de divisa, razão pela qual o INAGBE está a envidar esforços em articulação com os parceiros directos em matéria de transferências de valores.

Avança que a situação está a ser acautelada pelo Ministério das Finanças, o Banco Nacional de Angola (BNA) e o Banco de poupança e Crédito (BPC).

O MESCTI reafirma o seu empenho em solucionar rapidamente este problema, lamentando os constrangimentos causados.

Relativamente aos estudantes bolseiros na Universidade da Beira Interior, na Covihão, o sector de Apoio aos Estudantes em Portugal, tem mantido um contacto directo no sentido de honrar os compromissos no âmbito das bolsas de estudo.

O INAGBE tem programada um vídeo conferência via Web com os estudantes para ouvir as suas inquietações e elucidá-los sobre a crise financeira que o país enfrenta e sobretudo o que o MESCTI tem feito para cumprir com as suas obrigações.

Em Maio último, a ministra Maria do Rosário Sambo havia anunciado a suspensão temporária da atribuição de novas bolsas de estudos externas no ano lectivo 2018 devido as dificuldades financeiras resultantes da crise económica do país.

O INAGBE tem estudantes em 29 países, estando sob controlo 5.598 bolseiros externos, dos 30.308 estudantes angolanos que beneficiam de bolsas.

O país com maior número de bolseiros é Cuba, com 2.556 estudantes, seguido da Rússia e depois a Argélia.

A atribuição de bolsas de estudos internas e externas é uma das medidas do Executivo para que haja maior um número de estudantes no ensino superior, principalmente aos que têm maior dificuldade financeira.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *