A emissora de TV norte-americana Wave3, noticiou na noite desta sexta-feira, 03 de Agosto, o caso de uma paciente que foi expulsa do Hospital Universitário da cidade de Louisville, capital do estado norte-americano do Kentuchy, por alegadamente não ter condições financeiras para pagar o tratamento. O caso viralizou na internet e está a ser analisado por especialistas de toda parte do mundo.
O primeiro caso do género ocorreu no fim do ano passado, onde uma paciente de igual modo foi expulsa do hospital pelo mesmo motivo. O assunto voltou a ser pautado na média americana e internacional.
Repórteres da emissora de TV, dirigiram-se ao local, após um funcionário do hospital ter ligado aos jornalistas a denunciar o caso, informando que os seguranças haviam expulsado uma mulher doente por ser uma moradora de rua. Os Jornalistas dirigiram-se ao local e entrevistaram a paciente, que alegou que estava com problemas de diabetes, mas teria sido expulsa do hospital e chamada de “sem-teto”, por um médico.
Importa realçar que os Estados Unidos não possuem um Sistema Único de Saúde, por isso, os pacientes precisam de pagar as consultas médicas ou fazer um plano de saúde particular. O caso ficou conhecido como “patient dumping” (despejo de paciente, em uma tradução livre).
Por: Edson Cruz