Um cidadão de nacionalidade italiana, dentista, com cerca de 50 anos tentou usar um braço falso de silicone para receber a vacina contra a covid-19 e conseguir o certificado digital, conhecido como “green pass” ou “passaporte covid”, em Itália, que indica se o seu titular recebeu pelo menos uma vacina contra a covid.
O homem entrou no centro de vacinação e, após preencher o papel sobre o consentimento na receção da vacina, dobrou a camisola para receber a vacina. A enfermeira não notou a braço de silicone. Mas, quando tocou no ‘braço’, a mulher acabou por suspeitar e mandar o homem tirar a camisola. Foi aí que se apercebeu da fraude.
O italiano ainda tentou enganar a enfermeira para que esta lhe administrasse a vacina naquele braço, mas a mulher recusou. Agora, o homem de 50 anos vai ter de responder às autoridades por crime de fraude.
O plano deste homem da região de Piemonte, no norte de Itália, foi descoberto e terá agora de justificar-se às autoridades. O governador da região de Piemonte diz que “o caso roçaria o ridículo se não estivéssemos a falar de um gesto de enorme gravidade”.
Recorde-se que em Itália o certificado digital é necessário para trabalhar de forma presencial e para entrar em bares, estádios ou restaurantes.