Um homem de 39 anos, foi detido recentemente pela Polícia Nacional em flagrante delito, em Menongue, província do Cuando-Cubango, quando supostamente tentou vender o filho do irmão menor a seis milhões e meio de kwanzas.
De acordo com um artigo publicado pelo Jornal de Angola, o porta-voz da Polícia Nacional, superintendente-chefe Augusto Tomás, explicou que a tentativa de venda do sobrinho aconteceu, pelas 15 horas do dia 25 deste mês, no Bairro Novo, arredores da cidade de Menongue.
O responsável, sublinhou que a detenção foi resultado de uma denúncia da suposta compradora, quadro da Polícia Nacional, após esta ludibriar o acusado, ao demonstrar um interesse em fazer o negócio para depois vendê-la a estrangeiros.
Augusto Tomás acrescentou ainda que, tendo em conta o clima que pairava na demora do negócio, o tio da criança, de seis anos, desconfiou e colocou-se em fuga, mas detido quatro horas depois.
O acusado assumiu o crime, justificando ter sido impulsionado pelo consumo excessivo de droga e de bebidas alcoólicas, uma vez que está desempregado, há mais de quatro anos.
Detido, o homem diz-se arrependido pelo que fez e reconheceu que o acto vai marcar negativamente a sua reputação no presente e no futuro.
A mãe da criança, Cristina Mbaco, de 32 anos, disse que jamais desconfiou que o cunhado seria capaz de vender o sobrinho, já que sempre foi tratado com carinho e respeito.
“O meu cunhado vinha a minha casa pedir o menino para passar com ele alguns dias em casa dele, porque tinha saudades e para o sobrinho conviver um pouco com os primos”, relatou Cristina Mbaco.