O governo holandês pretende liberar a eutanásia em crianças entre 1 e 12 anos de idade. De acordo com agências internacionais, a possibilidade foi mencionada pelo Ministro da Saúde do país, Hugo de Jonge, segundo o qual a medida atenderia apenas crianças em estado terminal, que sofrem e poderão morrer a curto prazo.
Segundo a imprensa local, o assunto ainda está a ser discutido com profissionais da saúde e juristas, até que a proposta seja formatada e apresentada ao Parlamento, mas a expectativa é que as novas regras comecem a valer no país nos próximos meses.
“O fim da vida para este grupo (crianças com doenças incuráveis) é a única alternativa razoável para acabar com o sofrimento insuportável”, refere.
A eutanásia é actualmente legal na Holanda para crianças com mais de 12 anos, com consentimento obrigatório do paciente e de seus pais. Também é legal para bebés de até um ano de idade com consentimento dos pais. De acordo com o ministro, citado pela imprensa local, a mudança nas regras afectaria cerca de cinco a dez crianças por ano.
0 Comentário