Hoje celebra-se o dia mundial dos trabalhadores! Mas alguns trabalham


Todos os dias 1 de maio, celebra-se mundialmente o dia do ´Trabalhador”, ou do  ´Trabalho´. Alguns países o recebem com maior importância tanto que determinam feriado nacional. Nesta data a maior parte dos trabalhadores seja de empresas publicas ou privadas ausentam-se totalmente do local de trabalho.

Em Luanda realiza-se anualmente a marcha dos trabalhadores, com um feriado nacional. Brasil, Portugal, Moçambique e outros. Também comemoram a data com feriado. Mas, nem todos os trabalhadores deixam de exercer suas funções, alguns simplesmente trabalham como se fosse um dia normal.

Trata-se dos jornalistas, médicos, enfermeiros, radialistas, alguns comunicologos  e principalmente os ardinas e zungueiras, não deixam de trabalhar. Uns porque a profissão exercida não lhes da o gozo de feriados mas sim ´folgas´, outros por necessidades da vida.

O dia mundial dos trabalhadores teve origem em 1 de Maio de 1886 nos Estados Unidos (Chicago), quando milhares de trabalhadores realizaram uma grande manifestação para reivindicar a reeducação da  jornada de trabalho para oito horas diárias. No dia 3 de Maio houve mortes através desta mesma manifestação. Na data seguinte (4 de Maio), houve outra manifestação devido as mortes ocorridas no dia anterior que terminou também de forma infeliz.

Três anos depois, em 20 de Junho, a Internacional Socialista (Organização que busca a divulgação e implementação do socialismo democrático) decidiu convocar anualmente uma manifestação para lutar pela jornada de oito horas de trabalho, e o dia escolhido foi o “1 de Maio” em homenagem as lutas de Chicago. Logo, em 1 de Maio de 1891, decorreu outra manifestação trágica em França o que reforçou  a data e fez com que a Internacional Socialista de Bruxelas proclama-se  como o  dia “Internacional de reivindicação de condições laborais”.

Em  Abril  de 1919, o senado francês ratificou a jornada de oito horas de trabalho e proclamou feriado em 1 de Maio. Em 1929 a União Soviética também adoptou o 1 de Maio como feriado nacional  e estendeu-se em outros países e hoje celebra-se por quase todo o mundo.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!