Home Notícias Grávida em morte cerebral é mantida viva por força da lei

Grávida em morte cerebral é mantida viva por força da lei

Por Victória Pinto

Uma mulher grávida que se encontra em morte cerebral está a ser mantida viva devido à lei que proíbe o aborto no estado norte-americano da Geórgia. De acordo com a mãe da jovem, a família não tem voto na matéria.

Foto: Google (Autor Não Identificado)

Adriana Smith, de 30 anos, começou a sentir dores de cabeça intensas no início de Fevereiro, quando estava grávida de nove semanas do seu segundo filho, noticiou a filial da NBC News WXIA-TV.

A jovem foi observada no Northside Hospital, que lhe terá dado alta sem realizar exames. No dia seguinte, o namorado de Adriana encontrou-a ofegante e a gargarejar.

A mulher foi transportada de urgência para o Hospital Emory Decatur, e transferida para o Emory University Hospital, onde uma tomografia computadorizada revelou que tinha vários coágulos de sangue no cérebro. Adriana ficou em morte cerebral e “está a respirar através de máquinas há mais de 90 dias”.

“É uma tortura para mim. Vejo a minha filha a respirar, mas ela não está lá”, confessou a mãe da jovem, April Newkirk.

Os profissionais de saúde planeiam manter Adriana viva até às 32 semanas de gestação.

Em 2019, o governador republicano Brian Kemp legislou a proibição quase total do aborto que só entrou em vigor com a reversão de Roe v. Wade, em 2022.

A lei estabelece, assim, que a interrupção da gravidez é ilegal após seis semanas, ainda que algumas das excepções incluam a proteção da vida e da saúde da mulher, casos de violação e de incesto documentados junto das autoridades, e anomalias fetais.

De facto, April apontou que os profissionais de saúde informaram a família que o feto tem líquido no cérebro e que estão preocupados.

“Ela está grávida do meu neto. Mas ele pode ser cego, pode não ser capaz de andar, pode não sobreviver quando nascer. […] A decisão deveria ter sido da família. Não estou a dizer que teríamos optado por interromper a gravidez, mas deveríamos ter tido oportunidade de escolha”, lamentou.

Sobes a Dstv Eleva-Le

Poderá também gostar

Leave a Comment