A estadista africana e ex-primeira-dama da África do Sul, Graça Machel, foi galardoada nesta sexta-feira, 8 de março, com o “Prémio Forbes Woman Africa”, pelo conjunto da sua obra em 2024.
Na gala realizada no Palácio do Imperador, em Joanesburgo, capital de negócios da África do Sul, diante de um salão lotado, Machel dedicou o prémio às mulheres do passado e do presente.
“Foi um longo momento e uma longa jornada. Já se passaram quase oito décadas de minha jornada. E enquanto estou aqui, o que me vem à mente literalmente são as centenas e milhares em todo o continente, em todo o mundo, muitas mulheres, a maioria delas que não estão aqui, mas muitos milhões que são representados aqui por você hoje”, disse a fundadora da “Graça Machel Trust”.
Graça Machel Mandela, nascida em Gaza, Moçambique, é uma política e activista dos direitos humanos. Foi a primeira-dama de Moçambique, desde 1976, quando se casou com Samora Machel, o primeiro Presidente de Moçambique, falecido em 1986. Após 12 anos viúva de Samora, a activista casou-se com Nelson Mandela, o primeiro Presidente negro da África do Sul.
0 Comentário