Home Notícias Governo pretende realizar pagamento das bolsas de estudos nas contas das universidades para travar ‘uso indevido’ dos valores

Governo pretende realizar pagamento das bolsas de estudos nas contas das universidades para travar ‘uso indevido’ dos valores

Por Sofia Adelino

O Ministério do Ensino Superior denunciou a existência de casos de estudantes bolseiros que usam o dinheiro que recebem do INAGBE para outros fins.

Foto: DR

Para o Ministro do Ensino Superior, Ciência Tecnologia e Inovação, Albano Ferreira, o pagamento directo às instituições representa parte da solução do problema.

“Relatos de más práticas existem, quer a nível nacional e internacional com o uso indevido daquilo que é a propina atribuída as pessoas, as vezes criam situações para terem mais benefícios de carácter monetário relegando para o segundo plano a sua obrigação de estudar e se formar. É um desafio de controlo que nós temos que ter em relação a este tipo de comportamento e isso redunda nalgumas perdas que nós precisamos especificar”, disse.

Em relação às universidades no exterior, o titular da pasta adianta que os mecanismos estão a ser criados para encontrar uma solução viável, uma vez que cada instituição tem a sua própria autonomia.

“Falando das bolsas internas, nós já conseguimos fazer isto com as instituições privadas, com as instituições públicas, ainda estamos a estudar o mecanismo de como vamos fazer isso. Com relação às instituições estrangeiras, esta dinâmica também existe, mas depende para muitos casos das características da própria instituição, em alguns casos podemos fazer pagamento directamente, em outros temos que pagar aos estudantes”, esclareceu.

Sobes a Dstv Eleva-Le

Poderá também gostar

Leave a Comment