Governo pretende construir uma Clínica Dentária e biblioteca avaliada em mais de 4.6 mil milhões de kwanzas na Cidade Alta


O Governo angolano pretende aprovar com a revisão do novo OGE 2020, uma clínica Dentária, uma galeria e uma biblioteca avaliados em 4.6 mil milhões de kwanzas na Cidade Alta. O valor é superior ao que será atribuído para a construção e apetrechamento de 12 escolas e duas vezes superior ao orçamento para a construção de 17 hospitais. O Centro clínico não estava inscrito no OGE 2020 antes da revisão.  

De acordo com a proposta do Orçamento Geral do Estado de 2020, revisto, que está em discussão na especialidade na Assembleia da República, que o NJ teve acesso, prevê uma dotação de 4.6 mil milhões para a reabilitação do edifício da Casa Protocolar B e respectiva adaptação para o Centro Clínico Dentário, correspondente a 3,3  mil milhões de kwanzas, e cerca de 1,3 mil milhões para o estudo e construção de galeria e biblioteca, ambos afecto à Presidência da República.

Ainda segundo o mesmo documento, que o montante atribuído às duas obras ligadas a Cidade Alta e incluídas no Programa de Investimentos Públicos (PIP) é superior ao valor do PIP alocado, ao Ministério da Educação de 3,6 mil milhões de kwanzas, para construção e o apetrechamento de 12 escolas nas províncias de Luanda, Benguela, Cunene, Cuanza Norte, Bié, Zaire, Cuando Cubango, Lunda-Norte,  Cuanza Sul e Moxico, e para a reabilitação e ampliação do Magistério Primário da Lunda-Sul, da drenagem de esgotos do Centro de Formação Pedagógico de Benguela, bem como estudos de aquisição de laboratórios em vários municípios.

No sector da Saúde, 4.6 mil milhões de Kwanzas, é um valor duas vezes superior ao orçamento para construção de 17 hospitais, num perto perto de 2,1 mil milhões de kwanzas. O montante é ainda três vezes maior que a verba 1,5 mil milhões disponível para o combate a Malária, principal causa de morte em Angola.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *