Governo angolano suspende “provisoriamente” restrições às importações alimentares


Os limites às importações de dezenas de produtos alimentares foram “suspensos provisoriamente”, numa decisão do Governo angolano que contou com o envolvimento do Governo português e da Organização Mundial do Comércio.

porto luanda

Um decreto-executivo em vigor desde o final de Janeiro impunha restrições à quantidade de produtos básicos e bebidas que poderiam ser adquiridos a fornecedores externos. Esta medida teria como intensão estimular a produção local e diversificar a economia, diminuindo o impacto da utilização de divisas para compras ao estrangeiro.

Apesar de ter sido publicado em Diário da República, o diploma não está ainda a ser aplicado. O Público avança que a decisão de suspender provisoriamente estas restrições teve que ver com um esforço político e diplomático por parte de Portugal, a par da Organização Mundial do Comércio. A confirmação chegou por parte de Luís Miguel Santos Moura, delegado da AICEP em Angola, que terá confirmado à RTP que “a implementação das quotas está suspensa”, no entanto não é certo por quanto tempo, nem se será substituída por outra medida restritiva.

Esta suspensão está a gerar algumas dúvidas, tendo em conta que ainda na passada sexta-feira, a ministra do Comércio, Rosa Pacavira, afirmou em Luanda que a actividade da importação estava restrita e que os importadores teriam de se ajustar à nova lei. Isto implicaria criarem instalações públicas no país, mais empregos e contribuições para a Reserva Estratégica Alimentar.

O decreto-executivo, aprovado pelo Governo angolano, estava em vigor desde 23 de Janeiro e impunha restrições à quantidade de produtos básicos e bebidas que podiam ser adquiridos a fornecedores externos. A intenção das autoridades de Luanda era estimular a produção local e diversificar a economia, que está a ser muito afectada pela queda do preço do petróleo, do qual depende, com impacto nas divisas disponíveis para compras ao estrangeiro.

O documento estipula que os importadores em Angola terão de limitar os volumes de compras de 14 bens alimentares e bebidas (águas, sumos e cerveja). No caso dos produtos básicos (óleo, farinha de milho e de trigo, sal, arroz e açúcar) a quota estabelecida é de cerca de dois milhões de toneladas. De acordo com as regras, estes alimentos teriam de ser embalados localmente para “garantir um maior valor acrescentado bruto no circuito comercial interno”.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *