Governo angolano sobe salários dos professores universitários à 80 por cento


874 partilhas

Os professores universitários vão ver melhorado, dentro de três meses, os seus salários na ordem dos 80%, depois da publicação no Diário da República do novo estatuto da carreira de docente.

Governo angolano sobe salários dos professores universitários à 80 por cento

O secretário-geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior, Eduardo Pedro, em declarações a Rádio Nacional de Angola, aplaudiu a nova medida, realçando que a implementação do novo estatuto será uma realidade dentro de 90 dias de forma automática.

“Depois de vários anos de reivindicações mais de 80 mil trabalhadores vão beneficiar da nova tabela salarial. Os mestres e doutores, que trabalham como assistentes estagiários, passam a auferir um salário de 181.000 kwanzas por mês e o professor auxiliar vai receber 320.000”, disse.

O responsável explicou que se trata de um processo automático a todos os professores que tenham cumpridos certos requisitos, referindo que àqueles que são mestres e doutores, que ainda são sacrificados na categoria de professores estagiários e assistente, vão transitar automaticamente para professores auxiliares, desde que tenham permanecido dez anos em serviço.

Eduardo Pedro disse que para os demais professores com grau de doutor e que estejam na categoria de professor auxiliar associado vão transitar nas categorias superiores, desde que tenham permanecido já seis anos em serviço e também tem cumprido os requisitos em termos de publicação de trabalhos científicos.

“A transição que nós re-ferimos é automática que consta na lei. Muitos passaram os 80 por cento sobretudo aqueles que estão até, neste momento, a ser estagiários, mestres e doutores. Sabemos que o estagiário aufere um salário líquido de 181 mil kwanzas”, disse.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

874 partilhas

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *