Governo admite e mostra preocupação com os constantes casos de tráfico de seres humanos em Angola


Angola registou nos últimos cinco anos cerca de 220 vítimas de tráfico de seres humanos, de acordo os dados apresentados neste domingo, 30 de Julho, em Luanda, pelo Director Nacional para os Direitos Humanos, Yannick Bernardo, aquando da celebração do “Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas”, tendo acrescentado que erradicar o fenómeno é um desafio maior, que se pode alcançar.

Imagem: Getty images

Yannick Bernardo, citado pelo Correio da Kianda, afirmou que no âmbito da prevenção e combate ao fenómeno, Angola tem registado inúmeros avanços no quadro legislativo e institucional, com a adopção de várias estratégias e referiu também que em Angola o perfil de vítimas é bastante variado, desde mulheres, homens e crianças, dependendo da finalidade do tráfico.

De acordo as estatísticas mencionadas pelo responsável, 47 por cento dos casos são menores, sendo que a maioria das crianças destinava-se a ser usada em trabalhos forçados ou em servidão doméstica. Cerca de 75% eram cidadãos nacionais e os restantes 25% originários de outros países.

Yannick Bernardo, aponta ainda as condições económicas precárias e falta de perspectivas de emprego como factores que propiciam o tráfico de seres humanos e podem levar as pessoas a aceitarem ofertas propostas as vítimas.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *