A gastronomia angolana foi escolhida, nesta terça-feira, 9 de Novembro, como a melhor do Festival do Diplomata, realizado em Outubro, na Zâmbia, pelo Ministério do Turismo e Artes.
Durante o anúncio da apresentação dos resultados do qual participaram 23 países, representando as suas culturas, a India levou o título de melhor exibição em palco, enquanto o Muséu da Zâmbia apresentou a melhor decoração do stand de exposição.
Na ocasião, o embaixador de Angola na Zâmbia, Azevedo Francisco, realçou a utilidade do evento, no âmbito da aproximação e boa convivência, entre os povos de diversas culturas e origens. O diplomata angolano aproveitou para submeter à organização sugestões, visando melhorar as próximas edições do Festival.
Por seu turno, o ministro do Turismo e Artes zambiano, Rhodine Sikumba, destacou a presença de Angola, a qual considerou como “um dos pilares do êxito”.
A gastronomia angolana é, particularmente, apreciada pelos zambianos e comunidade estrangeira residente em Lusaka. Para além da gastronomia, Angola fez-se representar, igualmente, pela música e dança, através do Grupo de dança Kilandukilo.
A semelhança dos demais eventos, onde se reúnem diversas culturas e povos, no Festival do Diplomata, a imagem das filas de participantes, que se alinham para provar a comida angolana, foi a nota arrebatadora.