O Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) divulgou neste sábado, 29 de Outubro, na sua página oficial no Facebook, a informação de que o Angosat-2 “encontra-se em órbita e a comunicar perfeitamente com as estações de controlo na Rússia e em Angola”.
A publicação surge em resposta a notícias postas a circular nas redes sociais de que o satélite angolano de telecomunicações estaria incomunicável.
O órgão governamental responsável pela gestão do Programa Espacial Nacional, no qual o projecto Angosat está inserido, publicou que até ao momento o satélite está a responder como o esperado.
“Qualquer informação oficial sobre o satélite angolano está a ser divulgada através dos canais de comunicação do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN)”, reforça a publicação.
Foi ainda divulgado um link no qual é possível acompanhar em tempo real a posição do satélite e segundo a publicação, “continuamos a ter contacto com o Angosat-2”.
Importa referir que na conferência de imprensa realizada em Baikonur, Cazaquistão, no dia 13 de Outubro, em que estiveram presentes, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, e o director geral da Agência Espacial Russa (Roscosmos), foi informado que as chances do satélite apresentar qualquer erro eram muito reduzidas.
“Podemos falar, sem medo de errar, que a probabilidade de alguma coisa falhar é extremamente pequena e estamos satisfeitos com tudo aquilo que foi feito até agora”, assegurou o ministro na ocasião.