Fundação Mohammed VI para as Ciências e a Saúde anuncia lançamento da “Academia Africana de Ciências da Saúde”


A Fundação Mohammed VI para as Ciências e a Saúde anunciou o lançamento da Academia Africana de Ciências da Saúde (AAHS), uma instituição dedicada a promover a investigação e o desenvolvimento no domínio das ciências da saúde em África.

Foto: Cedida

A cerimónia de lançamento teve lugar no sábado, 23 de novembro de 2024, na Universidade Mohammed VI de Ciências e Saúde, em Dakhla, indica um comunicado de imprensa da Fundação.

A missão da Academia Africana de Ciências da Saúde é promover a cooperação Sul-Sul para a soberania da saúde africana. O seu objectivo é criar um espaço de intercâmbio e parceria para promover a investigação científica em saúde, num contexto que se adapte às especificidades de África.

O papel da AAHS consiste também em reunir especialistas, através da criação de redes africanas, para implementar estratégias, realizar projectos de investigação, disseminar conhecimentos e boas práticas em saúde, tornando-se, assim, num órgão e num grande grupo de trabalho para a saúde africana.

A AAHS mantém parcerias estratégicas com instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e partes interessadas da indústria farmacêutica para incentivar a cooperação em questões de saúde.

Participa também na recolha e análise de estatísticas de saúde através da iniciativa Big Data e actua sem fins lucrativos como observatório africano, respondendo a questões de saúde pública das autoridades públicas marroquinas e de organismos africanos ou globais.

As áreas de actuação da Academia incluem a saúde humana (saúde pública, emergências, cardiologia), a saúde animal (veterinária e segurança alimentar), bem como a saúde ambiental (aquecimento global, desertificação, água e desequilíbrio hídrico).

Exit mobile version