França lança aplicativo de alerta de atentados terroristas


A França vai lançar nesta quarta-feira(8) uma nova aplicação para telemóvel, que alerta os utilizadores de eventuais ataques terroristas, numa altura de crescentes preocupações de segurança devido ao Euro2016, que arranca na sexta-feira.

paris-tour-eiffel-at-night

A aplicação, que pode ser descarregada gratuitamente em francês e em inglês, vai enviar alertas “em caso de uma suspeita de ataque”, indicou o Ministério do Interior, e completa o habitual dispositivo de alertas como as sirenes ou as instruções das forças de segurança.

Os alertas devem surgir em menos de 15 minutos depois de um incidente ter sido confirmado pelas autoridades e serão personalizados de acordo com a exata localização do utilizador.

A ideia de criar a aplicação surgiu na sequência dos atentados terroristas em Paris, em novembro, com o primeiro-ministro, Manuel Valls, a pressionar para que entrasse em funcionamento a tempo do Euro2016.

O lançamento surge um dia depois de o Reino Unido ter advertido que os estádios e as ‘fun zones’ podem ser potenciais alvos para ataques durante o campeonato europeu de futebol.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!